quinta-feira, 2 de junho de 2011

O ROCK ERROU?

Entre os anos de 69 e 70, se despediam para sempre Brian Jones, Hendrix, Joplin e Morrison, ídolos de toda uma geração, que deixaram milhares de órfãos. Estas mortes explodiram como uma bomba atômica na cabeça dos jovens da época. Seus ídolos falharam, culminando, ainda em 1970, com o anúncio oficial do fim dos Beatles. Como nas próprias palavras de Lennon, “o sonho havia acabado?” Não!

Novos ventos sopraram em meio a este clima de revolta e frustração. O Rock virou a década com peso e uma postura bombástica jamais vista, Zeppelin, Sabbath, Purple, ELP. O Rock entrava na sua maioridade, mais maduro, longe da inocência da década passada. Eram tempos em que a música não era feita apenas para diversão e entretenimento, era muito mais que isso, uma ferramenta para expandir idéias e sérias contestações sociais.

Mas o que se temia ou nos remetia à suposições que só residiam na imaginação dos mais pessimistas vem assombrando e se tornando uma realidade. O Rock está agonizando como um paciente terminal!!

Ele está sendo sepultado pela própria indústria fonográfica, agora, mais voraz que nunca, diante da ameaça da pirataria e do mp3. Produtos cada vez mais digeríveis, ocos e virtuais. Saudosos mestres que ja não estão mais nesse plano. Sem falar em todo o lixo fonográfico que o mercado norte-americano nos impõe hoje! Uma avalanche de Hip Hop, Raps sem sentido algum.

O mais estarrecedor é a imensa massa consumidora branca atraída pelo som gangsta negro dos guetos denominados R&B. Traindo assim suas origens, já que os rappers ecoam letras, que em muitos casos, incitam o preconceito contra os próprios brancos que jogam o boné para trás e contorcem os dedinhos com a simbologia negra das ruas. E o que dizer da classificação de R & B para rotular alguns hip hops contemporâneos? Som produzido por tipos como Ja Rule e seus clones.

R & B é Ray Charles e Aretha Franklin!!! E alguns outros gênios. Como comparar toda essa musicalidade com o lixo da Black Music atual e sua overdose de samplers nos mercados fonográficos de todo o mundo.
Atravessamos tempos em que o rock nacional encontra-se ofuscado por diversos gêneros que pipocam aos montes por aí, como o eletrônico, grande estilo da década, ou por “roqueiros” que fizeram do movimento uma modinha e mais um produto comercial, indo em direção contrária aos primórdios do gênero.

Alguns representantes ainda buscam manter-se firme em seu propósito de ser uma voz de alerta, porém as letras, quando chegam à sociedade, chegam com um discurso taxativo, beirando uma rebeldia sem causa e, pior, sem poesia – quando comparada a época de ouro.

Paralelo a toda essa decadência musical no mainstream nacional, existe uma cena underground no Brasil como um todo, de onde ,  volta e meia surgem bandas que trazem ao Rock and Roll, esperança e suspiros de um doente terminal que ainda agoniza no leito.

De fato ainda nos resta esperança , pois nessa cena encontram se Bandas que nos trazem a esperança da existência das chamas ardentes e a tal atitude necessária ao Rock and Roll.

Como diz Lobão , o Rock errou?

Abaixo , o Link de uma banda , na qual acredito ser umas das chamas da esperança não só do Rock and Roll , mas da musica nacional como um todo.

Rancore   Jeito Livre  
Clipe , melodia e letra  muito Boas  -  CONFIRAM

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=i2ie14zHNsc